terça-feira, 16 de julho de 2013

MACUMBA - TEM CERTEZA QUE VOCÊ SABE O QUE É??????

MACUMBA - TEM CERTEZA QUE VOCÊ


SABE O QUE É????????



Chuta que é macumba!


Mas cuidado para não quebrar o pé. Calma, que já explicaremos.
É que Macumba é uma árvore sagrada da África, onde os negros se reuniam para fazer suas orações e também para transmitir os conhecimentos através da oralidade.
Aliás, árvore muito parecida com a formosa Copaíba que temos aqui no Brasil.
Bom, agora que você já sabe isso, os que iam à Macumba eram os – adivinhe – macumbeiros. Isso mesmo. Poxa, e você utilizando esse termo sem saber.
Macumba também foi o nome dado aos primeiros instrumentos de percussão, muito parecidos com os atabaques de hoje. Eles eram confeccionados com a madeira da árvore sagrada e usados nos cultos em louvor aos Orixás. 
O fato é que durante três séculos, milhões de africanos foram escravizados e trazidos para o território brasileiro por colonizadores europeus. A religião foi um fator fundamental para a preservação dos costumes africanos, e tornou-se símbolo da resistência de povos que foram massacrados ao longo da história do nosso país, mas que exerceram importante papel para a formação da identidade e da cultura brasileira.
É por isso que se fala muito que o povo brasileiro tem um pezinho na senzala. Arriscaríamos dizer, que muitos têm também uma mãozinha no terreiro, pois a cultura religiosa afro-brasileira está enraizada em todo nosso país. Portanto, em nossa cidade, não é diferente. Poucos são os que nunca fizeram uso de uma fitinha vermelha contra mau-olhado, cruzaram os dedinhos para torcer por alguma coisa, ou nunca tiveram um vasinho de sete ervas em casa ou em seu estabelecimento comercial. Você pode não ter percebido, mas o salzinho grosso atrás da porta não tem nada a ver com herança de uma religião européia.

Agora você já sabe o que é Macumba. Madeira nobre e resistente. Pode machucar o pé, portanto, é melhor não chutar. 
Mas, melhor mesmo, é quando não se  chuta nada. Quando  respeitamos as pessoas por suas atitudes, posturas, ideais, e, principalmente, por seus corações, porque Olorum, Deus, Jeová ou como queiram chamar o Criador, conhece é o nosso coração e o verdadeiro propósito de servi-lo.


Respeite – e não apenas tolere -, pois como disse Saramago: “Quando se tolera apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro."
BannerFans.com